Plano de Ensino – Matemática: 3º ano
Plano de ensino anual
I- IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual de Ensino Médio Bartolomeu Morais da SIlva
3ªSérie do Ensino Médio – matutino/noturno
Matemática
Professora responsável: Edailze Pelutti de Aquino Meireles
II – JUSTIFICATIVA
Plano de ensino anual
I- IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual de Ensino Médio Bartolomeu Morais da SIlva
3ªSérie do Ensino Médio – matutino/noturno
Matemática
Professora responsável: Edailze Pelutti de Aquino Meireles
II – JUSTIFICATIVA
O papel da matemática no ensino médio é formatar os passos no caminho para um estudo sistematizado, solidificando a base do raciocínio lógico, nem como os conceitos inerentes a esse nível de ensino, que foram, muitos deles, construídos ao longo do ensino fundamental. Isso não significa porém, que a matemática no ensino médio não tenha que ser contextualizada. Pelo contrário, leva-se o aluno a reconhecer a importância social do saber matemático somente por meio da contextualização. A resolução de situações-problema e a atividade de investigação matemática são orientações essenciais para ocorrer a aquisição do conhecimento. Mais do que produzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos., estar formado para a vida num mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, significa saber se informar, se comunicar, argumentar, compreender e agir, enfrentar problemas de qualquer natureza, participar socialmente, de forma prática e solidária, ser capaz de elaborar críticas ou propostas e, especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado.
III – OBJETIVOS
Objetivo Geral
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.
Objetivos específicos
- Articular as diferentes formas de raciocínio: intuitivo, dedutivo, indutivo, analógico e estimativo;
- Relacionar conteúdos adequados para a interpretação e resolução de situações-problema;
Identificar os conceitos matemáticos; - Significar os conteúdos matemáticos, transpondo-o do abstrato para o concreto.
Identificar os conjuntos numéricos nos diferentes contextos e relaciona-los com as situações-problema; - Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema, compreendendo os diversos significados das operações, envolvendo as funções do 1º e 2º graus;
- Construir procedimentos de cálculo, efetuando e utilizando as propriedades das operações;
- Utilizar variáveis ou incógnitas como generalizações do modelo matemático;
- Interpretar o enunciado da questão proposta, traduzindo-o para a linguagem matemática;
- Interpretar diferentes representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões, etc.) utilizando-as em diferentes situações comunicativas.
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1º trimestre
1- O ponto
- Um pouco de história
- Plano cartesiano
- Distância entre dois pontos
- Ponto médio de um segmento
- Condição de alinhamento de três pontos
2 - A reta
- Equação real da reta
- Intersecção de retas
- Inclinação de uma reta
- Equação reduzida de uma reta
- Equação de uma reta passando por (X0,Y0)
- Função afim e a equação da reta
- Paralelismo
- Perpendicularidade
- Diversos modos de escrever a equação de uma reta
- Distância entre ponto e reta
- Área do triângulo
- Inequação do 1º grau – resolução gráfica
- Ângulo entre retas
3 – A circunferência
- A equação reduzida da circunferência
- A equação geral da circunferência
- Posições relativas da circunferência
- Inequações do 2º com duas incógnitas
- Posição relativa da reta e circunferência
- Tangência
- Intersecção de circunferências
- Posições relativas de duas circunferências
2ªBimestre
4 – As cônicas
- Elipse
- Hipérbole
- Parábola
- Reconhecimento de uma cônica pela equação
5 – Números complexos
- Conjunto dos números complexos
- Forma algébrica de z
- Conjugado de um número complexo
- Quociente de dois números complexos na forma algébrica
- Módulo
- Argumento
- Forma trigonométrica ou polar
- Operação na forma trigonométrica
3ºBimestre
6 – Polinômios
- Introdução
- Definição
- Coeficiente dominante
- Função polinomial
- Polinômio nulo
- Valor numérico
- Raiz
- Polinômios iguais
- Adição, subtração e multiplicação de polinômios
- Divisão de polinômios
- Divisores por x – a
- Teorema do resto
- Dispositivo prático de Briot-Ruffini
7- Equações algébricas ou polinomiais
- Introdução
- Definição
- Raiz
- Teorema fundamental da Álgebra
- Teorema da decomposição
- Multiplicidade de uma raiz
- Relação de Girard (relação entre coeficientes e raízes)
- Raízes complexas
- Teorema das raízes racionais
4º Bimestre
8 – Estatística
- Introdução
- Variável
- Tabelas de frequência
- Representações gráficas
- Medidas de centralidade e variabilidade
- Medidas de dispersão ( ou variabilidade)
- Medidas de centralidade e dispersão para dados agrupados
- Teste do Enem
V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
- Técnicas
- aulas expositiva e dialogada
- atendimentos e observações individuais e coletivas
- discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática
- utilização de material didático específico para determinadas aulas
- Técnicas
- aulas expositiva e dialogada
- atendimentos e observações individuais e coletivas
- discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática
- utilização de material didático específico para determinadas aulas
- Recursos
- quadro e giz
- data show
- artigos
- material impresso/xerocado
- cartolina/papel cartão, cola e tesoura
- apostila
- Projetos
VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
- observações e registros realizados pelo professor das várias interações com os alunos
- trabalhos do aluno durante o ano letivo, incluindo suas anotações no caderno
- trabalhos e atividades individuais e em grupo
- avaliação/prova escrita individual/dupla e com/sem pesquisa
- nota de participação.
- quadro e giz
- data show
- artigos
- material impresso/xerocado
- cartolina/papel cartão, cola e tesoura
- apostila
- Projetos
VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
- observações e registros realizados pelo professor das várias interações com os alunos
- trabalhos do aluno durante o ano letivo, incluindo suas anotações no caderno
- trabalhos e atividades individuais e em grupo
- avaliação/prova escrita individual/dupla e com/sem pesquisa
- nota de participação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário