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sexta-feira, 13 de abril de 2012

Plano de Ensino – Matemática: 3º ano

Plano de Ensino – Matemática: 3º ano

Plano de ensino anual

I- IDENTIFICAÇÃO

Escola Estadual de Ensino Médio Bartolomeu Morais da SIlva
3ªSérie do Ensino Médio – matutino/noturno
Matemática
Professora responsável: Edailze Pelutti de Aquino Meireles

II – JUSTIFICATIVA


O papel da matemática no ensino médio é formatar os passos no caminho para um estudo sistematizado, solidificando a base do raciocínio lógico, nem como os conceitos inerentes a esse nível de ensino, que foram, muitos deles, construídos ao longo do ensino fundamental. Isso não significa porém, que a matemática no ensino médio não tenha que ser contextualizada. Pelo contrário, leva-se o aluno a reconhecer a importância social do saber matemático somente por meio da contextualização. A resolução de situações-problema e a atividade de investigação matemática são orientações essenciais para ocorrer a aquisição do conhecimento. Mais do que produzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos., estar formado para a vida num mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, significa saber se informar, se comunicar, argumentar, compreender e agir, enfrentar problemas de qualquer natureza, participar socialmente, de forma prática e solidária, ser capaz de elaborar críticas ou propostas e, especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado.



III – OBJETIVOS




Objetivo Geral


  • Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.


Objetivos específicos

  • Articular as diferentes formas de raciocínio: intuitivo, dedutivo, indutivo, analógico e estimativo;
  • Relacionar conteúdos adequados para a interpretação e resolução de situações-problema;
    Identificar os conceitos matemáticos;
  • Significar os conteúdos matemáticos, transpondo-o do abstrato para o concreto.
    Identificar os conjuntos numéricos nos diferentes contextos e relaciona-los com as situações-problema;
  • Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema, compreendendo os diversos significados das operações, envolvendo as funções do 1º e 2º graus;
  • Construir procedimentos de cálculo, efetuando e utilizando as propriedades das operações;
  • Utilizar variáveis ou incógnitas como generalizações do modelo matemático;

  • Interpretar o enunciado da questão proposta, traduzindo-o para a linguagem matemática;
  • Interpretar diferentes representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões, etc.) utilizando-as em diferentes situações comunicativas.


IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


1º trimestre



1- O ponto

- Um pouco de história

- Plano cartesiano

- Distância entre dois pontos

- Ponto médio de um segmento

- Condição de alinhamento de três pontos

2 - A reta

- Equação real da reta

- Intersecção de retas

- Inclinação de uma reta

- Equação reduzida de uma reta

- Equação de uma reta passando por (X0,Y0)

- Função afim e a equação da reta

- Paralelismo

- Perpendicularidade

- Diversos modos de escrever a equação de uma reta

- Distância entre ponto e reta

- Área do triângulo

- Inequação do 1º grau – resolução gráfica

- Ângulo entre retas



3 – A circunferência

- A equação reduzida da circunferência

- A equação geral da circunferência

- Posições relativas da circunferência

- Inequações do 2º com duas incógnitas

- Posição relativa da reta e circunferência

- Tangência

- Intersecção de circunferências

- Posições relativas de duas circunferências



2ªBimestre

4 – As cônicas

- Elipse

- Hipérbole

- Parábola

- Reconhecimento de uma cônica pela equação

 5 – Números complexos

- Conjunto dos números complexos

- Forma algébrica de z

- Conjugado de um número complexo

- Quociente de dois números complexos na forma algébrica

- Módulo

- Argumento

- Forma trigonométrica ou polar

- Operação na forma trigonométrica



3ºBimestre

6 – Polinômios

- Introdução

- Definição

- Coeficiente dominante

- Função polinomial

- Polinômio nulo

- Valor numérico

- Raiz

- Polinômios iguais

- Adição, subtração e multiplicação de polinômios

- Divisão de polinômios

- Divisores por x – a

- Teorema do resto

- Dispositivo prático de Briot-Ruffini



7- Equações algébricas ou polinomiais

- Introdução

- Definição

- Raiz

- Teorema fundamental da Álgebra

- Teorema da decomposição

- Multiplicidade de uma raiz

- Relação de Girard (relação entre coeficientes e raízes)

- Raízes complexas

- Teorema das raízes racionais



4º Bimestre

8 – Estatística

- Introdução

- Variável

- Tabelas de frequência

- Representações gráficas

- Medidas de centralidade e variabilidade

- Medidas de dispersão ( ou variabilidade)

- Medidas de centralidade e dispersão para dados agrupados

- Teste do Enem



V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

- Técnicas
- aulas expositiva e dialogada
- atendimentos e observações individuais e coletivas
- discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática
- utilização de material didático específico para determinadas aulas


- Recursos
- quadro e giz
- data show
- artigos
- material impresso/xerocado
- cartolina/papel cartão, cola e tesoura
- apostila
- Projetos

VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
- observações e registros realizados pelo professor das várias interações com os alunos
- trabalhos do aluno durante o ano letivo, incluindo suas anotações no caderno
- trabalhos e atividades individuais e em grupo
- avaliação/prova escrita individual/dupla e com/sem pesquisa
- nota de  participação.

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